Sediado pela Engenharia de Produção, o 13ª CBGDP ocorre virtualmente

Descrição do projeto

Entre os dias 08 e 10 de setembro, através do departamento de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), ocorreu a 13ª edição e 1ª virtual do Congresso Brasileiro de Inovação e Gestão de Desenvolvimento do Produto (CBGDP) sob o tema “A transformação digital em ecossistemas de inovação e o papel do desenvolvimento de produtos sustentáveis”.

O CBGDP é um congresso bianual, idealizado pelo IGDP (Instituto de Gestão de Desenvolvimento de Produtos) e principal evento da área no Brasil, que reúne acadêmicos, empresários, pesquisadores e profissionais atuantes na gestão da inovação e desenvolvimento do produto para discussão de questões pertinentes à gestão de desenvolvimento do produto no país, além da integração/intercâmbio do conhecimento acadêmico com o setor produtivo.

O CBGDP 2021 contou com a presença de 215 congressistas, durante os três dias de evento, nos Keynotes, Mesas Redondas, 6 Minicursos e 79 apresentações técnicas relacionadas ao tema da 13ª edição do congresso, através das Sessões Técnicas.

Além disso, o Congresso deste ano trouxe para o debate três grandes desafios para inovação e desenvolvimento de produtos, a Transformação digital, a formação e competição por meio dos Ecossistemas de Inovação e o desafio da Economia Circular e Sustentabilidade. Para a discussão do impacto destas tendências na gestão da inovação e do desenvolvimento de produtos, serviços e sistemas produto-serviço, o CBGDP 2021 contou com a participação de especialistas, representantes do setor e empresas como: Marcelo Gandur da 3M, Bruno Stefani da ABInBev, Edivandro Conforto da Accenture, Suelen Joner da Arezzo & CO, Cristina Nardin da Citrosuco, Renata Favale da Cubo, Beatriz Luz da Exchange 4 Change Brasil, Carlos Ohde da Flex do Brasil, Marcelo Nadruz da Sanofi, Guilherme Sampaio da Smart Rights, Marcelo Ebert da YVY e Erico Fileno da Visa. Além disso, os professores, e pesquisadores da área, Thayla Zomer da Cambridge University, Ron Adner da Dartmouth University, Fiona Charnley da Exeter University, Daniela Pigosso da DTU, Eduardo Zancul da Poli-USP, Leonardo Gomes da FEA, Alejandro Frank da UFRGS, Istefani de Paula da UFRGS, Raoni Barros da UFMG e Henrique Rozenfeld da USP, colaboraram com o debate.

A realização da 13ª edição do CBGDP, teve como anfitriões, os Professores Daniel Amaral e Janaina Mascarenhas do departamento de Engenharia de Produção da EESC-USP, do grupo de Engenharia Integrada (NUMA) e o apoio das coordenações científicas, administrativas (Profº Dr. Diego Castro Fettermann (UFSC), Profª. Dra. Istefani Carísio de Paula (UFRGS), Profº. Dr. Vinícius Picanço Rodrigues (Insper), MSc. Adriana Hofmann Trevisan (USP), Profª. Dra. Camila de Araújo (UFU), Profº. Dr. Glauco Henrique de Souza Mendes (UFSCar), Profª. Dra. Marly Monteiro de Carvalho (USP), Profº. Dr. Mauro Caetano (ITA), Profº. Dr. Raoni Barros Bagno (UFMG), MSc. Michael Jordan Bianchi (USP), Profº. Dr. Fernando Lourenço de Souza (UFU), Profª. MSc. Camila Gonçalves Castro (USP), Sávio Aleixo (USP)), instituições, Insper, ITA, Poli-USP, UFMG, UFRGS, UFSCar, UFSC, UFU e patrocínio da 3M, Alliage, Editora Blucher, IGDP, Saint-Gobain e USP, que proporcionaram o evento.

Página oficial do CBGDP 2021: http://cbgdp2021.igdp.org.br/

Responsável

Professor Daniel Amaral

Professora Janaina Mascarenhas