Nesta linha de pesquisa desenvolvemos competências, conhecimentos e soluções para inovação e sustentabilidade, construindo as organizações do futuro. Consideramos os principais conceitos e tecnologias gerenciais e multidisciplinares de desenvolvimento de modelos de negócios, produtos (bens e serviços) e tecnologias; e para intervenções nos níveis de sistemas e ecossistemas de inovação e de negócio.
Inovação é compreendida como o conjunto de processos que vai desde a atuação proativa para identificação das necessidades dos usuários e da sociedade, análise sociotécnica, do mercado e das tecnologias até a introdução de novos modelos de negócio, sistemas, produtos e serviços. Destacamos a aplicação de modelos de gestão de processos de inovação (https://flexmethod4innovation.com/), de métodos e ferramentas de gestão estratégica de inovação como o Roadmapping (https://roadmapping.com.br/), de práticas de Gestão Ágil e Híbrida de Projetos, e, por fim, o estudo da aplicação de tecnologias habilitadoras como inteligência artificial, blockchain, realidade virtual e smart products.
Sustentabilidade é entendida aqui como a capacidade de desenvolver e gerenciar sistemas, produtos e serviços que atendam às necessidades atuais sem comprometer a capacidade de atendimento das futuras gerações. Focamos na proposição e geração de valor de longo prazo, com impactos positivos para a sociedade, meio ambiente e economia, a partir de uma perspectiva sistêmica. A economia circular é central para essa abordagem, propondo um modelo econômico no qual as atividades econômicas são dissociadas do consumo de recursos finitos e o valor dos produtos e materiais é mantido na economia pelo maior tempo possível, reduzindo a extração de recursos naturais e geração de resíduos. Este modelo contrasta com a economia linear tradicional de “extrair, produzir, descartar”. As pesquisas de inovação circular abordam a sustentabilidade em três níveis: Micro – Empresas, Produtos e Modelos de negócios inovadores com princípios da Economia Circular, como compartilhamento, servitização, digitalização, reutilização e reciclagem; Meso – Orquestração de ecossistemas de negócios circulares, promovendo colaboração interorganizacionais; e Macro – Questões de âmbito regional, nacional ou global, como políticas públicas que incentivem práticas sustentáveis.
Dentre os principais métodos e tecnologias utilizados para o suporte das pesquisas desenvolvidas, listam-se Roadmapping, Avaliação do Ciclo de Vida, Ecodesign e Design Circular, sistema sociotécnico, simulação com uso de dinâmica de sistemas, desenvolvimento de softwares, Econometria e Organização industrial empírica.
A produtividade científica intensa e constante ao longo dos anos de existência dessa linha de pesquisa, cujos pesquisadores são Bolsistas CNPq, com significativa inserção internacional é destaque e favorece projetos conjuntos e intercâmbio de alunos com universidades e institutos de pesquisa nos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Alemanha, Bélgica, entre outros.
Prof. Tit. Henrique Rozenfeld:
Temas Pesquisados: Gestão da Inovação; Gestão do Desenvolvimento de Produtos; Servitização; Inovação em Processos de Negócio; Economia Circular e Sistemas Produto-Serviço.
Prof. Tit. Daniel Amaral:
Temas Pesquisados: Gestão de Projetos de Inovação; Ecossistemas de Inovação; Blockchain of things; Gestão Ágil de Projetos; Gestão Híbrida de Projetos; Desenvolvimento de produtos; e Desenvolvimento de tecnologias.
Profa. Assoc. Janaina Mascarenhas:
Temas Pesquisados: Economia Circular; Sustentabilidade; Ecossistema Circular; Recuperação de Valor; Logística Reversa; Descarbonização; Políticas Circulares; Dinâmica de Sistemas
Prof. Assoc. Aldo Ometto:
Temas Pesquisados: Economia Circular; Sustentabilidade; Bioeconomia Circular; Inovação Sistêmica e de Impacto Positivo; Modelos de Negócios e Ecossistemas Circulares; Engenharia, Gestão e Avaliação do Ciclo de Vida.
Prof. Dr. Maicon G. Oliveira:
Temas Pesquisados: Gestão Estratégica de Tecnologia e Inovação, Roadmapping de Tecnologia e Inovação, Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina, Big Data e Inteligência Competitiva.
- Grupo de Engenharia de Integração
- Research Center for Circular Economy
SEP5754 | Modelos de Negócio para Digitalização
SEP5798 | Economia Circular, Gestão e Engenharia do Ciclo de Vida
SEP5812 | Fundamentos do Gerenciamento Ágil de Projetos
SEP5815 | Desenvolvimento de Projetos de Engenharia para a Sustentabilidade e Economia Circular
SEP5823 | Métodos e Tecnologias para Apoiar o Processo de Ensino e Aprendizagem em Engenharia
SEP5828 | Metodologia de Pesquisa para Sistemas Sóciotécnico
SEP5843 | Tópicos Avançados em Servitização
SEP5848 | Gestão Integrada da Inovação e Tecnologia
SEP5852 | Roadmapping para Gestão Estratégica de Tecnologia e Inovação
SEP5853 | Tópicos Avançados sobre Agilidade e Métodos Ágeis em Inovação e Gestão do Desenvolvimento de Produtos
SEP5855 | Tópicos Avançados em Abordagens de Sistemas de Recuperação de Valor de Embalagens
Leave a Reply