Edital vigente | Mestrado

Edital vigente | Doutorado – Fluxo Contínuo

 Aluno Especial

Processo Seletivo – Mestrado

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPG-EP) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP), no uso de suas atribuições legais, torna público e estabelece as normas para o processo seletivo para preenchimento de vagas do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPG-EP), com ingresso previsto para o segundo semestre letivo de 2024.

INSCRIÇÕES: de 20/05/2024 a 11/06/2024

Acesse aqui o edital vigente | Mestrado – 2º semestre de 2024.


Candidatos com inscrições deferidas – Processo Seletivo – Mestrado – 2º semestre de 2024:

O PPG-SEP-EESC/USP divulga a lista com a relação de nomes dos candidatos que tiveram suas inscrições deferidas e que poderão participar do processo seletivo de Mestrado deste Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (EESC/USP) – 2º semestre de 2024:

  • Clauderson Amado Gomes Batista
  • Cleberson de Jesus Gomes
  • Cristiane Freire Miranda
  • Estela Maria Sanches da Silva
  • Fabio Amorim de Sena
  • Joaquin Leal Enciso
  • Julia Haruka Okazaki
  • Matheus Daniel de Souza Luciano
  • Paulo Henrique Santini Ceneviva
  • Phellipe Tocchetto Dinardi
  • Rosa Santana Ferreira
  • Tiago de Arruda Camargo

Exame escrito (primeira fase): será realizado remotamente, via internet, no dia 25 de junho de 2024, das 9h às 12h (horário oficial de Brasília). As instruções para realização do exame serão divulgadas com antecedência mínima de 48 horas à realização. Será de responsabilidade do candidato providenciar os equipamentos necessários.

Arguição dos candidatos (segunda fase): será realizada remotamente, via internet, no mesmo dia do exame escrito, dia 25 junho de 2024, no período da tarde. O link de acesso, o dia e o horário da arguição de cada candidato serão divulgados com antecedência mínima de 48 horas à realização da arguição. Será de responsabilidade do candidato providenciar os equipamentos necessários.

Divulgação do resultado final: até o dia 05 de julho de 2024. Não serão fornecidos resultados por telefone.

Obs.: Será de responsabilidade do(a) candidato(a) providenciar os equipamentos necessários para todas as fases do processo seletivo.


 

Candidatos aprovados – RESULTADO FINAL – processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção – Mestrado – para o 2º semestre de 2024:

Candidato(a) Vaga Linha de Pesquisa de inscrição Orientador(a)
Clauderson Amado Gomes Batista ampla concorrência Pesquisa Operacional Aplicada Prof. Dr. Marcelo Seido Nagano
Cleberson de Jesus Gomes ampla concorrência Gestão de Desempenho de Operações Prof. Dr. Kleber Francisco Esposto
Estela Maria Sanches da Silva ampla concorrência Inovação e Economia Circular Prof. Tit. Daniel Capaldo Amaral
Fabio Amorim de Sena ampla concorrência Inovação e Economia Circular Prof. Assoc. Aldo Roberto Ometto
Julia Haruka Okazaki ampla concorrência Gestão de Desempenho de Operações Prof. Dr. Lucas Gabriel Zanon
Matheus Daniel de Souza Luciano ampla concorrência Pesquisa Operacional Aplicada Prof. Dr. Marcelo Seido Nagano
Paulo Henrique Santini Ceneviva ampla concorrência Inovação e Economia Circular Profa. Assoc. Janaina Mascarenhas
Phellipe Tocchetto Dinardi ampla concorrência Gestão de Desempenho de Operações Prof. Tit. Fábio Müller Guerrini
Rosa Santana Ferreira ações afirmativas Gestão de Desempenho de Operações Prof. Tit. Fábio Müller Guerrini
Tiago de Arruda Camargo ações afirmativas Inovação e Economia Circular Prof. Tit. Daniel Capaldo Amaral

 

ORIENTAÇÕES SOBRE A REALIZAÇÃO DA MATRÍCULA

 

Em atendimento à  RESOLUÇÃO CoPGr Nº 8524, DE 14 DE NOVEMBRO DE 2023, a matrícula será realizada em 2 etapas:

1 ª etapa (virtual): enviar a documentação de matrícula para o e-mail do PPG ( posgraduacao.producao@eesc.usp.br ) com o seguinte assunto: “Documentação para matrícula: – Mestrado – 2º/2024”, no período de 15/07/2024 a 19/07/2024; e
 

2ª etapa (presencial): quando a documentação original encaminhada na etapa anterior será entregue pelo(a) aluno(a), ou seu procurador, e conferida pela CCP/CPG, em prazo máximo de 90 dias, e quando será confirmada a matrícula do(a) aluno(a). Lembrando que neste momento o(a) aluno(a) estrangeiro(a) deverá atender ao disposto no artigo 39 do Regimento de Pós-Graduação (Res. CoPGr 7493, de 29/03/2018).

Obs.: A apresentação da documentação original deverá ser realizada mediante agendamento prévio. Para agendar, o(a) aluno(a) deverá enviar um e-mail para posgraduacao.producao@eesc.usp.br com pelo menos 24 horas de antecedência. A apresentação da documentação será agendada pela secretaria do PPG-SEP-EESC/USP de segunda a sexta-feira, das 08h às 11h30 e das 13h30 às 16h00.

ATENÇÃO: Caso o(a) candidato(a) deixar de realizar qualquer uma das etapas de matrícula ou não apresentar a documentação exigida nas datas estabelecidas, a matrícula será cancelada, em atendimento ao inciso III, do Artigo 1º da  Resolução CoPGr nº 8524 de 14 de novembro de 2023 .

Clique aqui para saber quais documentos deverão ser enviados/apresentados para realização da matrícula.

Clique aqui para acessar o formulário de matrícula de alunos regulares.

Clique aqui para acessar a relação de disciplinas a serem oferecidas no 2º semestre 2024

 

Processo Seletivo – Doutorado

As inscrições são realizadas em fluxo contínuo, exclusivamente online, via sistema eletrônico de inscrições, devendo ser preenchidos todos os campos constantes no sistema eletrônico. Informações no edital vigente.

Acesse aqui o edital vigente | Doutorado – Processo seletivo em Fluxo Contínuo .

 

Em atendimento à  RESOLUÇÃO CoPGr Nº 8524, DE 14 DE NOVEMBRO DE 2023, a matrícula será realizada em 2 etapas:

1 ª etapa (virtual): enviar a documentação de matrícula para o e-mail do PPG ( posgraduacao.producao@eesc.usp.br ) com o seguinte assunto: “Documentação para matrícula: – Doutorado – fluxo contínuo; e
 

2ª etapa (presencial): quando a documentação original encaminhada na etapa anterior será entregue pelo(a) aluno(a), ou seu procurador, e conferida pela CCP/CPG, em prazo máximo de 90 dias, e quando será confirmada a matrícula do(a) aluno(a). Lembrando que neste momento o(a) aluno(a) estrangeiro(a) deverá atender ao disposto no artigo 39 do Regimento de Pós-Graduação (Res. CoPGr 7493, de 29/03/2018).

Obs.: A apresentação da documentação original deverá ser realizada mediante agendamento prévio. Para agendar, o(a) aluno(a) deverá enviar um e-mail para posgraduacao.producao@eesc.usp.br com pelo menos 24 horas de antecedência. A apresentação da documentação será agendada pela secretaria do PPG-SEP-EESC/USP de segunda a sexta-feira, das 08h às 11h30 e das 13h30 às 16h00.

ATENÇÃO: Caso o(a) candidato(a) deixar de realizar qualquer uma das etapas de matrícula ou não apresentar a documentação exigida nas datas estabelecidas, a matrícula será cancelada, em atendimento ao inciso III, do Artigo 1º da  Resolução CoPGr nº 8524 de 14 de novembro de 2023 .

Clique aqui para saber quais documentos deverão ser enviados/apresentados para realização da matrícula.

Clique aqui para acessar o formulário de matrícula de alunos regulares.

 

Processo Seletivo – Disciplinas (Aluno Especial)

As inscrições para alunos(as) especiais são apenas ONLINE (mediante preenchimento do formulário de inscrição disponível em: https://ppgselecao.eesc.usp.br/ > Disciplinas). Não serão aceitas inscrições enviadas por outro meio que não seja o formulário e/ou fora do prazo.

O período de preenchimento/envio do formulário será de 29/06/2024 a 17/07/2024.

O(A) candidato(a) a aluno(a) especial poderá se inscrever e se matricular em quantas disciplinas desejar (por semestre).

Para seleção dos(as)  candidatos(as), os(as) docentes analisarão os formulários e os demais documentos enviados, respeitando a disponibilidade de vagas para alunos(as) especiais.

A divulgação da lista dos(as) candidatos(as) aceitos(as) será realizada na página do Programa até o dia 24/07/2024.

O valor da taxa de inscrição, para cada disciplina, é de R$150,00 (cento e cinquenta reais). O(s) pagamento(s) deverá(ão) ser realizado(a) APENAS pelos(as)  candidatos aceitos(as)  (INSCRIÇÃO DEFERIDA) e EXCLUSIVAMENTE por meio de  boleto(s), a ser(em)  gerado(s) no sistema PPGSeleção ( https://ppgselecao.eesc.usp.br/ ).

ATENÇÃO: Após o deferimento da inscrição, a opção “Pagamento”, do menu, ficará disponível para a geração do boleto e para anexar o comprovante de pagamento.

O(A) candidato(a) que faz parte de alguma das categorias abaixo poderá ser isento(a) do pagamento da taxa de inscrição:

I – autodeclarado(a) preto(a), pardo(a) ou indígena;

II – funcionário(a) da USP;

III – aluno(a) regularmente matriculado(a) em curso de graduação da USP;

IV – aluno(a) regularmente matriculado(a) em curso (mestrado/doutorado) de outro Programa de Pós-Graduação oficialmente reconhecido;

 

O(A) candidato(a) deverá indicar na aba “Pagamento”, do sistema de inscrição ( https://ppgselecao.eesc.usp.br/ ), que deseja solicitar isenção de taxa de inscrição.

Obs.: declaração racial (categoria “I”) e documentos comprobatórios (categoria “II”, “III” e “IV”) deverão ser anexados, em campo específico no formulário de inscrição, para que o pedido de isenção possa ser analisado pela Comissão Coordenadora do Programa.

 

Casos excepcionais poderão ser analisados pela Comissão Coordenadora do Programa.

 

ATENÇÃO:

O ENVIO DA DOCUMENTAÇÃO NÃO GARANTE A VAGA (MATRÍCULA) NA DISCIPLINA. A REALIZAÇÃO DA MATRÍCULA ESTARÁ CONDICIONADA AO ACEITE (SELEÇÃO) DO(A) MINISTRANTE(A) DE CADA DISCIPLINA E DO PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO (QUANDO APLICÁVEL – PARA OS CASOS EM QUE O(A) CANDIDATO(A) NÃO FOR ISENTO(A) ).

RESULTADO – CANDIDATOS(AS) ACEITOS(AS) – 2º SEMESTRE DE 2024

Divulgamos abaixo a relação de CANDIDATOS ACEITOS (INSCRIÇÕES DEFERIDAS) pelos ministrantes das disciplinas:

(a divulgar)

 

INFORMAÇÕES SOBRE A MATRÍCULA

As matrículas serão realizadas nos dias 25/07/2024 e 26/07/2024 .

A realização da matrícula estará condicionada ao aceite (seleção) do(a) ministrante(a) de cada disciplina e ao pagamento da taxa de inscrição (quando aplicável – para os casos em que o(a) candidato(a) não for isento(a) ).

ATENÇÃO:
Para que a MATRÍCULA seja realizada,  os candidatos não isentos da taxa de inscrição devem gerar o boleto na aba “Pagamento”, do sistema PPGSeleção – o mesmo utilizado para a realização da inscrição ( https://ppgselecao.eesc.usp.br/ ), realizar o pagamento do boleto e anexar comprovante de pagamento no sistema até o dia 26/07/2024.
Não enviar o comprovante de pagamento (via sistema) resultará na não realização da matrícula.

Clique aqui para saber quais documentos deverão ser enviada para realização da matrícula.

Acesse o formulário de matrícula de alunos especiais PA104| Formulário matricula aluno especial

NÃO será aceita documentação de matrícula enviada fora de período de matrícula e/ou incompleta.

 

Oportunidades de Bolsa