Mateus Cecílio Gerolamo, Professor Associado

Mateus Cecílio Gerolamo é Professor Associado da Universidade de São Paulo (USP). É formado em Engenharia de Produção em 2000 pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP), onde concluiu seu mestrado (2003) e doutorado (2007) em Engenharia de Produção sobre os temas Gestão de Melhoria e Mudança Organizacional, e Gestão de Desempenho em Redes Regionais de Cooperação de Pequenas e Médias Empresas (PMEs). Entre 2006 e 2007 realizou o doutorado sanduíche no Instituto de Tecnologia de Berlim (TUB), mesmo local onde obteve uma experiência de pós-doutorado entre 2007 e 2008 atuando na área de sustentabilidade. Em 2019 obteve o título de Livre-Docente pela USP. Possui 20 anos de experiência em pesquisa, docência e projetos de consultoria. Suas áreas de interesse atuais envolvem Gestão da Mudança, Cultura Organizacional, Liderança, Inovação, Indústria 4.0, Transformação Digital e Educação em Engenharia. Atuou como coordenador de uma rede de cooperação de PMEs em projeto financiado pelo SEBRAE / FIESP (2005). Lecionou as disciplinas Administração da Produção e Operações, e Gestão da Qualidade para o curso de Administração de Empresas (entre 2003 e 2005). Realizou projetos de consultoria nas áreas de Gestão da Qualidade e Gestão da Produção para PMEs. Entre 2008 e 2010 foi consultor em Supply Chain Management pela Axia Value Chain (empresa posteriormente incorporada pela Ernst & Young). Desde 2010 é Professor do Departamento de Engenharia de Produção da EESC-USP.
Envolve-se em atividades pedagógicas e administrativas relacionadas à Escola de Engenharia de São Carlos (USP) e seus respectivos cursos de engenharia. Participa também de atividades sociais e de extensão coordenando equipes de alunos como, por exemplo, EESC Jr, Enactus e Projeto Rondon. Possui livros publicados nas áreas de Gestão da Qualidade e Gestão de Projetos. Tem vários artigos publicados e é revisor de periódicos acadêmicos nacionais e internacionais. Possui certificado CPIM (Certified in Production and Inventory Management) pela APICS (The Association for Operations Management) e certificado CTT (Cultural Transformation Tools) pelo Barrett Values Centre.

LATTES/CNPq

Email: gerolamo@sc.usp.br

Email: mateus.gerolamo@gmail.com

Tel: +55 16 3373-8643