Respostas para Dúvidas Frequentes

Para ingressar no programa pós-graduação é necessário participar de processo seletivo. Detalhes são divulgados nos respectivos editais (de mestrado e de doutorado)

Processo seletivo
Editais

Aluno especial é aquele que se matricula em alguma disciplina do programa sem participar do processo seletivo. Caso venha a ingressar no programa, a disciplina cursada pode ser adicionada a seu histórico.

Aluno especial
Regras de matrícula

Confira os assuntos conforme seu perfil e interesse

Interessado em se tornar aluno de pós-graduação

Para ingressar no programa pós-graduação é necessário participar de processo seletivo. Detalhes sobre o processo seletivo são divulgados nos respectivos editais (de mestrado e de doutorado) divulgados na opção “Ingresso” > “Editais”.

To enroll in the graduate student must meet certain criteria that are described in “Inscrição do exterior”. If the student is approved to enroll must submit the documents described in RR010.

Aluno de graduação USP interessado em pós-graduação

Sim, mas somente alunos de graduação da USP podem se matricular em disciplinas de pós-graduação, na condição de alunos especiais, desde que sejam encaminhados por orientadores do Programa de pós-graduação da USP.

O aluno de graduação pode participar de pesquisas através da iniciação cientifica.

Aluno de pós-graduação recém ingressante

A primeira matricula será realizada no período estabelecido pelo programa, sendo necessária apresentação de alguns documentos. Informações como período de matricula e documentos necessários podem ser verificadas na página do Programa.

O PPG-SEP disponibiliza bolsas de estudo da CAPES e do CNPq. Os valores destas bolsas podem ser verificados no site das agências de fomento www.capes.gov.br e www.cnpq.br.0,

Semestralmente, o PPG-SEP realiza um processo de seleção de bolsistas, segundo critérios estabelecidos pelo Programa.
A Secretaria do PPG-SEP divulga o edital para classificação e distribuição de bolsas para Mestrado e Doutorado na página do Programa na Internet e por e-mail. Os resultados também são comunicados via e-mail e pelo site.

A FAPESP (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo) também concede bolsas de Mestrado e Doutorado. Para a solicitação de bolsas FAPESP, consultar o link específico no portal da FAPESP (www.fapesp.br), com informações sobre requisitos, prazos e documentos necessários.

A USP não oferece moradia estudantil para alunos de pós-graduação, porém a cidade dispõe de vários imóveis para locação próximos ao campus, que podem ser encontrados em imobiliárias da cidade.

Aluno regular de pós-graduação

Regulamento é um conjunto de regras estabelecidas para regulamentar a organização e o funcionamento dos Programas de Pós-Graduação. Cada PPG possui seu regulamento. No regulamento de nosso Programa, o aluno encontrará informações sobre prazos dos cursos, créditos mínimos exigidos, exame de qualificação, procedimentos para depósito, créditos especiais, etc. Consulte a página “Órgãos Gestores da PG” para ter acesso aos regulamentos (revogados e vigente).

Sim. A matrícula deve ser realizada em todos os semestres mesmo se o aluno não for cursar alguma disciplina. O procedimento de matrícula é descrito no PR002-Gerenciar matrícula.

As disciplinas oferecidas pelo programa são divididas por linha de pesquisa, e podem ser encontradas em suas respectivas áreas Economia, Organizações e Gestão do Conhecimento e Processos e Gestão de Operações. Porém, somente algumas disciplinas são oferecidas a cada semestre. As disciplinas oferecidas neste semestre podem ser consultadas, por área de concentração, em  Economia, Organizações e Gestão do Conhecimento e Processos e Gestão de Operações.

Os prazos mais importantes como matrícula, qualificação e depósito podem consultados na página Prazos Importantes.

Sim. O programa disponibiliza a verba Capes PROAP para serem utilizadas pelos orientadores. Esta verba pode ser utilizada para diversos fins durante sua pesquisa, mas sempre deve ter a anuência do orientador. A utilização desta verba é mais detalhada na página Capes PROAP.

Não. O estágio de docência é obrigatório apenas para alunos de mestrado que sejam bolsistas e para alunos de doutorado (inclusive não bolsistas). Antes de realizar o estágio de docência, é necessário realizar uma preparação pedagógica. Consulte a página Programa de Aperfeiçoamento do Ensino (PAE) para informações mais detalhadas.

O aluno desligado sem a conclusão do Mestrado ou do Doutorado e que for novamente selecionado terá seu reingresso considerado como nova matrícula.

O aluno deverá consultar o regulamento vigente no momento de sua matrícula para saber o prazo limite em que precisará qualificar. Os procedimentos a serem feitos estão descritos no PR004-Gerenciar qualificação.

O prazo máximo para defesa de dissertação ou da tese limita-se em 90 dias para alunos do antigo Regimento, contados a partir da primeira aprovação da comissão julgadora pela CPG. O prazo máximo para defesa de Dissertação ou Tese limita-se a 105 dias para os alunos do novo Regimento, contados a partir da primeira designação da comissão julgadora pela CPG. O procedimento está descrito no PR005-Gerenciar Defesa.

Após a defesa, o aluno tem 60 dias para entregar o exemplar definitivo corrigido e o arquivo em .pdf em 2 CDs.

Créditos especiais são créditos que ao invés de serem recebidos por disciplina são recebidos por publicação de trabalhos, livros, capítulos em manual tecnológico ou participação no PAE (Programa de Aperfeiçoamento do Ensino). O detalhamento e pontuação dos itens são encontrados no Regulamento do Programa (vigente para o aluno).

Aluno especial

Aluno especial é aquele que se matricula em alguma disciplina do programa de pós-graduação sem participar do processo seletivo, ou seja, não é considerado um aluno regular do programa. Caso o aluno venha a ingressar no programa, esta disciplina cursada como especial pode ser adicionada a seu histórico.

ATENÇÃO: Apenas aquele que já tenha colado grau (em curso de graduação) – com exceção de alunos de graduação da USP – pode se matricular como aluno especial de pós-graduação.

A sistemática para aceitação de alunos especiais sofreu alterações. Saiba o que mudou clicando aqui.

Após aceitação do docente responsável por ministrar a disciplina, o candidato deverá comparecer a secretaria do PPG-SEP durante o período de matrícula, com os documentos informados na RR010.

Alunos especiais podem cursar uma disciplina por semestre.

A matrícula de alunos especiais acontecem somente após a matrícula dos alunos regulares, normalmente, nos meses de fevereiro e julho. O calendário oficial é publicado semestralmente no site da pós-graduação.

Professor orientador

As verbas são concedidas através do PROAP (Programa de Apoio à Pós-Graduação). Na pagina verba CAPES PROAP é possível encontrar um resumo do objetivo do programa, itens financiáveis e o Manual do CAPES PROAP.

O saldo disponível para utilização do professor pode ser consultado na secretaria do Programa. Os procedimentos para utilização da verba estão descritos no PR007.

Existem alguns critérios a serem atendidos para se credenciar a orientador do programa de pós-graduação, que são definidos na RR017.

Inscrição do exterior

Os candidatos estrangeiros que desejem concorrer à bolsa do Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) devem entrar em contato com o professor da linha de pesquisa de interesse para obter uma aceitação prévia (condicionada à aprovação no PEC-PG). Os candidatos devem apresentar a proposta de pesquisa e currículo, além de outros critérios definidos pelo possível orientador para avaliação e aceitação prévia do candidato. A carta de aceitação condicional apenas será emitida após parecer favorável do potencial orientador.

Os candidatos que não estiverem concorrendo à bolsa pelo Programa PEC-PG poderão ingressar no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, desde que participem do processo seletivo, inscrevendo-se e participando das etapas descritas no edital divulgado pelo programa.

Dúvidas em comum

Os cursos on-line são acessados através do Moodle que é encontrado no menu principal da página da pós-graduação. Todos os cursos necessitam de um código de inscrição fornecido pelo docente responsável pela disciplina. O processo de inscrição é descrito aqui.

Todos os eventos do PPG-EP (defesas, prazos de processo seletivo, prêmios, reuniões da CCP, matrículas, etc.) e os calendários de demais órgãos da USP relacionados com a pós-graduação estão em agendas e calendários.

Fale conosco