Processo Seletivo – Mestrado
Resultado final do processo seletivo de Mestrado – 2º semestre de 2025
Candidatos Aprovados:
Candidato(a) | Orientador(a) |
Albert Antonio Quispe Huillca | Walther Azzolini Junior |
André Farah Sabe | Janaina Mascarenhas H. da Costa |
Bruna Figueiredo Evangelista | Janaina Mascarenhas H. da Costa |
Clarisse Dallaqua | Maicon Gouvêa de Oliveira |
Felipe Alencar Trindade | Diogo Ferraz |
Gabriel Villela da Costa | Lucas Zanon |
Gustavo Arcipretti Ribeiro Boel | Daisy Ap. N. Rebelatto |
Gustavo Righeto Alves | Aldo Roberto Ometto |
Larissa Vendramini | Aldo Roberto Ometto |
Matheus Odebrecht Oliveira | Fábio Müller Guerrini |
Matheus Sanaiotte Carvalho | Lucas Zanon |
Michel da Silva Santos | Diogo Ferraz |
Mirian Damaris Benaglia | Walther Azzolini Junior |
Olanrewaju Ogundeji | Antônio Carlos Pacagnella Junior |
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ORIENTAÇÕES SOBRE A REALIZAÇÃO DA MATRÍCULA
(apenas para os(as) candidatos(as) aprovados(as) no processo seletivo)
Em atendimento à RESOLUÇÃO CoPGr Nº 8524, DE 14 DE NOVEMBRO DE 2023, a matrícula será realizada em 2 etapas:
2ª etapa (presencial): quando a documentação original encaminhada na etapa anterior será entregue pelo(a) aluno(a), ou seu procurador, e conferida pela CCP/CPG, em prazo máximo de 90 dias, e quando será confirmada a matrícula do(a) aluno(a). Lembrando que neste momento o(a) aluno(a) estrangeiro(a) deverá atender ao disposto no artigo 39 do Regimento de Pós-Graduação (Res. CoPGr 7493, de 29/03/2018).
Obs.: A apresentação da documentação original deverá ser realizada mediante agendamento prévio. Para agendar, o(a) aluno(a) deverá enviar um e-mail para posgraduacao.producao@eesc.usp.br com pelo menos 24 horas de antecedência. A apresentação da documentação será agendada pela secretaria do PPG-SEP-EESC/USP de segunda a sexta-feira, das 08h às 11h30 e das 13h30 às 16h00.
ATENÇÃO: Caso o(a) candidato(a) deixar de realizar qualquer uma das etapas de matrícula ou não apresentar a documentação exigida nas datas estabelecidas, a matrícula será cancelada, em atendimento ao inciso III, do Artigo 1º da Resolução CoPGr nº 8524 de 14 de novembro de 2023 .
Clique aqui para saber quais documentos deverão ser enviados/apresentados para realização da matrícula.
Clique aqui para acessar o formulário de matrícula de alunos regulares.
Clique aqui para consultar a relação de disciplinas a serem oferecidas no PPG-SEP no 2º semestre 2025.
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPG-EP) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP), no uso de suas atribuições legais, torna público e estabelece as normas para o processo seletivo para preenchimento de vagas do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPG-EP), com ingresso previsto para o segundo semestre letivo de 2025.
INSCRIÇÕES: de 08/05/2025 a 01/06/2025
Acesse aqui o edital vigente | Mestrado – 2º semestre de 2025.
Candidatos com inscrições deferidas – Processo Seletivo – Mestrado – 2º semestre de 2025:
Listamos abaixo os nomes dos(as0 candidatos(as) ao processo seletivo de Mestrado deste Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (EESC/USP) – 2º semestre de 2025 – que tiveram suas inscrições deferidas e que poderão participar da prova escrita:
- – Abdulhakeem Oluwatoyin Abdulraheem
- – Adeleye Opeyemi
- – Albert Antonio Quispe Huillca
- – Amahiri Chibuike Jude
- – Anagha Jacob Obiazo
- – André Farah Sabe
- – Bruna Figueiredo Evangelista
- – Clarisse Dallaqua
- – Felipe Alencar Trindade
- – Gabriel Villela da Costa
- – Gustavo Arcipretti Ribeiro Boel
- – Gustavo Righeto Alves
- – Jimoh Ireti Esther
- – José Vieira De Carvalho Filho
- – Kiabanga Zamba Kuriqueca
- – Larissa Vendramini
- – Matheus Odebrecht Oliveira
- – Matheus Sanaiotte Carvalho
- – Michel da Silva Santos
- – Mirian Damaris Benaglia
- – Oladipo Zacchaeus Olatunde
- – Olanrewaju Ogundeji
- – Oluwafisayo Ishola
- – Opeyemi Oluwatosin Adenle
- – Sylvester Oga Ogaji
- – Tinuosho Kabir Olalekan
Conforme consta em edital, O processo seletivo possui duas fases:
Primeira fase: A primeira fase é eliminatória e será constituída de prova escrita sobre assuntos específicos das linhas de pesquisa descritas neste edital (bibliografia sugerida no Apêndice I). A forma como a prova será aplicada será divulgada na página da Internet do Programa (https://posproducao.eesc.usp.br/). Candidatos com nota igual ou superior a 50% (cinquenta por cento) da nota máxima da prova escrita poderão participar da segunda fase do processo seletivo.
Segunda fase: A segunda fase é eliminatória e classificatória, composta pela análise do currículo, considerando a quantidade e o fator de impacto das publicações dos candidatos, a eventual participação prévia em programas de Iniciação Científica com bolsa, a proposta de pesquisa e a disponibilidade para realização do Mestrado. Os critérios de avaliação estão detalhados na tabela disponível no edital. Nessa fase, também será realizada uma arguição sobre a proposta de pesquisa, durante a qual o candidato deverá apresentar seu projeto em até 5 minutos. Poderão ser aceitos no Programa, mediante disponibilidade de orientador e vaga, os candidatos que obtiverem, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) da nota máxima nessa fase do processo seletivo.
O exame escrito (primeira fase) será realizado remotamente, via internet, no dia 17 de junho de 2025, das 9h às 12h (horário oficial de Brasília). As instruções para a realização do exame serão divulgadas com antecedência mínima de 48 horas à realização.
A arguição dos candidatos (segunda fase) será realizada remotamente, via internet, no mesmo dia da prova escrita, 17 de junho de 2025, no período da tarde. O candidato deverá realizar uma apresentação de até 5 minutos de seu projeto de pesquisa. O link de acesso, o dia e o horário da arguição de cada candidato serão divulgados com antecedência mínima de 48 horas à realização da arguição.
Será de responsabilidade do candidato providenciar os equipamentos necessários para ambas as fases.
O resultado final será divulgado até o dia 25 de junho de 2025, na página da Internet do Programa: https://posproducao.eesc.usp.br/ .
Processo Seletivo – Doutorado
As inscrições são realizadas em fluxo contínuo, exclusivamente online, via sistema eletrônico de inscrições, devendo ser preenchidos todos os campos constantes no sistema eletrônico. Informações no edital vigente.
Acesse aqui o edital vigente | Doutorado – Processo seletivo em Fluxo Contínuo .
Em atendimento à RESOLUÇÃO CoPGr Nº 8524, DE 14 DE NOVEMBRO DE 2023, a matrícula será realizada em 2 etapas:
2ª etapa (presencial): quando a documentação original encaminhada na etapa anterior será entregue pelo(a) aluno(a), ou seu procurador, e conferida pela CCP/CPG, em prazo máximo de 90 dias, e quando será confirmada a matrícula do(a) aluno(a). Lembrando que neste momento o(a) aluno(a) estrangeiro(a) deverá atender ao disposto no artigo 39 do Regimento de Pós-Graduação (Res. CoPGr 7493, de 29/03/2018).
Obs.: A apresentação da documentação original deverá ser realizada mediante agendamento prévio. Para agendar, o(a) aluno(a) deverá enviar um e-mail para posgraduacao.producao@eesc.usp.br com pelo menos 24 horas de antecedência. A apresentação da documentação será agendada pela secretaria do PPG-SEP-EESC/USP de segunda a sexta-feira, das 08h às 11h30 e das 13h30 às 16h00.
ATENÇÃO: Caso o(a) candidato(a) deixar de realizar qualquer uma das etapas de matrícula ou não apresentar a documentação exigida nas datas estabelecidas, a matrícula será cancelada, em atendimento ao inciso III, do Artigo 1º da Resolução CoPGr nº 8524 de 14 de novembro de 2023 .
Clique aqui para saber quais documentos deverão ser enviados/apresentados para realização da matrícula.
Clique aqui para acessar o formulário de matrícula de alunos regulares.
Processo Seletivo – Disciplinas (Aluno Especial)
ORIENTAÇÕES
1. Inscrições
As inscrições para alunos(as) especiais serão realizadas exclusivamente online, por meio do formulário disponível em: https://ppgselecao.eesc.usp.br/ > Disciplinas.
Período de inscrição: de 01/07/2025 a 16/07/2025.
Não serão aceitas inscrições enviadas por outro meio ou fora do prazo estabelecido.
2. Número de disciplinas
O(A) candidato(a) poderá se inscrever em quantas disciplinas desejar por semestre. No entanto, a matrícula estará condicionada ao aceite do(a) docente responsável de cada disciplina e ao pagamento da respectiva taxa de inscrição, quando aplicável.
3. Processo de seleção
Os(as) docentes responsáveis pelas disciplinas analisarão os formulários de inscrição e os documentos enviados, respeitando a disponibilidade de vagas para alunos(as) especiais.
4. Resultado
A lista de candidatos(as) aceitos(as) será divulgada na página do Programa até o dia 23/07/2025.
5. Taxa de inscrição
Valor: R$ 259,14 (duzentos e cinquenta e nove reais e quatorze centavos) por disciplina.
Pagamento: deverá ser realizado apenas pelos(as) candidatos(as) aceitos(as), exclusivamente por meio de boleto gerado no sistema PPGSeleção ( https://ppgselecao.eesc.usp.br/ ).
Instruções para pagamento: a opção “Pagamento” será habilitada no sistema PPGSeleção ( https://ppgselecao.eesc.usp.br/ ), após o deferimento da inscrição, previsto até 23/07/2025. O(a) candidato(a) deverá gerar o boleto e anexar o comprovante de pagamento diretamente no sistema, obrigatoriamente dentro do período de matrícula, de 24/07/2025 a 29/07/2025.
5.1 Isenção de taxa de inscrição
O(A) candidato(a) poderá solicitar isenção da taxa de inscrição caso se enquadre em uma das categorias abaixo:
I – Autodeclarado(a) preto(a), pardo(a) ou indígena;
II – Funcionário(a) da USP;
III – Aluno(a) regularmente matriculado(a) em curso de graduação da USP;
IV – Aluno(a) regularmente matriculado(a) em curso de mestrado ou doutorado de outro Programa de Pós-Graduação oficialmente reconhecido.
Importante: Cada candidato(a) poderá obter, no máximo, duas isenções por ano, nos processos seletivos de aluno(a) especial deste Programa.
Procedimento para pedido de isenção: No momento da inscrição, na aba “Pagamento”, o(a) candidato(a) deverá indicar que deseja solicitar isenção e anexar o documento comprobatório no campo correspondente:
– Declaração racial (categoria I);
– Comprovante funcional ou acadêmico (categorias II, III e IV).
Os pedidos de isenção serão analisados pela Comissão Coordenadora do Programa (CCP). Casos excepcionais poderão ser avaliados pela mesma Comissão.
- Observação importante
O envio da documentação não garante a vaga (matrícula) na disciplina.
A matrícula estará condicionada ao aceite (seleção) do(a) docente responsável de cada disciplina e ao pagamento da taxa de inscrição (quando aplicável, para os casos em que o(a) candidato(a) não for isento(a)).
RESULTADO – CANDIDATOS(AS) ACEITOS(AS) – 2º SEMESTRE DE 2025
Divulgamos abaixo a relação de CANDIDATOS ACEITOS (INSCRIÇÕES DEFERIDAS) pelos ministrantes das disciplinas:
(em breve)
INFORMAÇÕES SOBRE A MATRÍCULA
As matrículas serão realizadas no período de 24 a 29/07/2025 , desde que toda a documentação exigida esteja correta e o pagamento da taxa de inscrição tenha sido devidamente realizado (quando aplicável).
ATENÇÃO: Os(as) candidatos(as) que não obtiveram isenção da taxa de inscrição e que constam com “TAXA DE INSCRIÇÃO PENDENTE” devem acessar o sistema PPGSeleção (https://ppgselecao.eesc.usp.br/), gerar o boleto na aba “Pagamento” e realizar o pagamento até o dia 29 de julho de 2025. A matrícula somente será efetivada após o pagamento da taxa de inscrição.
Candidatos que não efetuarem o pagamento dentro do prazo estabelecido não terão suas matrículas realizadas e, consequentemente, não poderão cursar as disciplinas.
O comprovante de pagamento deverá ser anexado no sistema PPGSeleção até o dia 29 de julho de 2025.
⚠️ Não serão aceitos pagamentos por agendamento.
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A realização da matrícula estará condicionada ao aceite (seleção) do(a) ministrante(a) de cada disciplina e ao pagamento da taxa de inscrição (quando aplicável – para os casos em que o(a) candidato(a) não for isento(a) ).
ATENÇÃO:
Para que a MATRÍCULA seja realizada, os candidatos não isentos da taxa de inscrição devem gerar o boleto na aba “Pagamento”, do sistema PPGSeleção – o mesmo utilizado para a realização da inscrição ( https://ppgselecao.eesc.usp.br/ ), realizar o pagamento do boleto até o dia 07 de fevereiro de 2025 para a efetivação da matrícula.
O comprovante de pagamento deve ser anexado no sistema PPGSeleção até xx de xxxxxxxxxx de 2025.
Pagamentos por agendamento não serão aceitos.
Não enviar o comprovante de pagamento (via sistema) resultará na não realização da matrícula.
Acesse o formulário de matrícula de alunos especiais PA104| Formulário matricula aluno especial