Edital vigente | Mestrado

Edital vigente | Doutorado – Fluxo Contínuo

 Aluno Especial

Processo Seletivo – Mestrado

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPG-EP) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP), no uso de suas atribuições legais, torna público e estabelece as normas para o processo seletivo para preenchimento de vagas do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPG-EP), com ingresso previsto para o primeiro semestre letivo de 2025.

INSCRIÇÕES: de 09/10/2024 a 17/11/2024

Acesse aqui o edital vigente | Mestrado – 1º semestre de 2025.


Candidatos com inscrições deferidas – Processo Seletivo – Mestrado – 1º semestre de 2025:

O PPG-SEP-EESC/USP divulga a lista com a relação de nomes dos candidatos que tiveram suas inscrições deferidas e que poderão participar do processo seletivo de Mestrado deste Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (EESC/USP) – 1º semestre de 2025:

  • Álaze Gabriel Do Breviário
  • Aline Garcia Silva
  • Bruna Grandi
  • Bruno Moreno Antonio
  • Filipe Bertanha
  • Grese Hanampa Maquera
  • Guilherme Moreira da Silva
  • Hinae Luisa Angelo
  • Jamila Paulina Kosi Dongo
  • Leonardo Seiji Sato Prado
  • Lucas Felipe Guarabyra Medeiros de Carvalho
  • Matheus Nascimento dos Santos
  • Rosa Santana Ferreira

Exame escrito (primeira fase): será realizado remotamente, via internet, no dia 09 de dezembro de 2024, das 9h às 12h (horário oficial de Brasília). As instruções para a realização do exame serão divulgadas com antecedência mínima de 48 horas à realização. Será de responsabilidade do candidato providenciar os equipamentos necessários.

Arguição dos candidatos (segunda fase): será realizada remotamente, via internet, no mesmo dia do exame escrito, dia 09 de dezembro de 2024, no período da tarde. O link de acesso, o dia e o horário da arguição de cada candidato serão divulgados com antecedência mínima de 48 horas à realização da arguição. Será de responsabilidade do candidato providenciar os equipamentos necessários.

Divulgação do resultado final: até o dia 10 de janeiro de 2025, disponível na página da Internet do Programa: https://posproducao.eesc.usp.br/ . Não serão fornecidos resultados por telefone.


 

Candidatos aprovados – RESULTADO FINAL – processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção – Mestrado – para o 1º semestre de 2025:

Candidato(a) Vaga Linha de Pesquisa  Orientador(a)
Aline Garcia Silva Ampla concorrência Manufatura para Indústria 4.0 Prof. Dr. Antônio Carlos Pacagnella Junior
Bruna Grandi Ampla concorrência Inovação e Economia Circular Profa. Assoc. Janaina Mascarenhas Hornos da Costa
Bruno Moreno Antonio Ampla concorrência Inovação e Economia Circular Prof. Assoc. Aldo Roberto Ometto
Filipe Bertanha Ampla concorrência Inovação e Economia Circular Prof. Tit. Daniel Capaldo Amaral
Grese Hanampa Maquera Ações afirmativas Inovação e Economia Circular Profa. Assoc. Janaina Mascarenhas Hornos da Costa
Guilherme Moreira da Silva Ampla concorrência Gestão de Operações Prof. Assoc. Mateus Cecílio Gerolamo
Hinae Luisa Angelo Ampla concorrência Manufatura para Indústria 4.0 Prof. Dr. Antônio Carlos Pacagnella Junior
Leonardo Seiji Sato Prado Ampla concorrência Gestão de Operações Prof. Dr. Lucas Gabriel Zanon
Lucas Felipe Guarabyra Medeiros de Carvalho Ampla concorrência Inovação e Economia Circular Prof. Dr. Maicon Gouvêa de Oliveira
Matheus Nascimento dos Santos Ações afirmativas Gestão de Operações Prof. Dr. Lucas Gabriel Zanon


ORIENTAÇÕES SOBRE A REALIZAÇÃO DA MATRÍCULA
(apenas para candidatos(as) aprovados(as) no processo seletivo)


Em atendimento à  RESOLUÇÃO CoPGr Nº 8524, DE 14 DE NOVEMBRO DE 2023, a matrícula será realizada em 2 etapas:

1 ª etapa (virtual): enviar a documentação de matrícula para o e-mail do PPG ( posgraduacao.producao@eesc.usp.br ) com o seguinte assunto: “Documentação para matrícula: – Mestrado – 1º/2025”, no período de 03 a 07 de fevereiro de 2025; e
 

2ª etapa (presencial): quando a documentação original encaminhada na etapa anterior será entregue pelo(a) aluno(a), ou seu procurador, e conferida pela CCP/CPG, em prazo máximo de 90 dias, e quando será confirmada a matrícula do(a) aluno(a). Lembrando que neste momento o(a) aluno(a) estrangeiro(a) deverá atender ao disposto no artigo 39 do Regimento de Pós-Graduação (Res. CoPGr 7493, de 29/03/2018).

Obs.: A apresentação da documentação original deverá ser realizada mediante agendamento prévio. Para agendar, o(a) aluno(a) deverá enviar um e-mail para posgraduacao.producao@eesc.usp.br com pelo menos 24 horas de antecedência. A apresentação da documentação será agendada pela secretaria do PPG-SEP-EESC/USP de segunda a sexta-feira, das 08h às 11h30 e das 13h30 às 16h00.

ATENÇÃO: Caso o(a) candidato(a) deixar de realizar qualquer uma das etapas de matrícula ou não apresentar a documentação exigida nas datas estabelecidas, a matrícula será cancelada, em atendimento ao inciso III, do Artigo 1º da  Resolução CoPGr nº 8524 de 14 de novembro de 2023 .

Clique aqui para saber quais documentos deverão ser enviados/apresentados para realização da matrícula.

Clique aqui para acessar o formulário de matrícula de alunos regulares.

Clique aqui para consultar a relação de disciplinas a serem oferecidas no PPG-SEP no 1º semestre 2025.

 

Processo Seletivo – Doutorado

As inscrições são realizadas em fluxo contínuo, exclusivamente online, via sistema eletrônico de inscrições, devendo ser preenchidos todos os campos constantes no sistema eletrônico. Informações no edital vigente.

Acesse aqui o edital vigente | Doutorado – Processo seletivo em Fluxo Contínuo .

 

Em atendimento à  RESOLUÇÃO CoPGr Nº 8524, DE 14 DE NOVEMBRO DE 2023, a matrícula será realizada em 2 etapas:

1 ª etapa (virtual): enviar a documentação de matrícula para o e-mail do PPG ( posgraduacao.producao@eesc.usp.br ) com o seguinte assunto: “Documentação para matrícula: – Doutorado – fluxo contínuo; e
 

2ª etapa (presencial): quando a documentação original encaminhada na etapa anterior será entregue pelo(a) aluno(a), ou seu procurador, e conferida pela CCP/CPG, em prazo máximo de 90 dias, e quando será confirmada a matrícula do(a) aluno(a). Lembrando que neste momento o(a) aluno(a) estrangeiro(a) deverá atender ao disposto no artigo 39 do Regimento de Pós-Graduação (Res. CoPGr 7493, de 29/03/2018).

Obs.: A apresentação da documentação original deverá ser realizada mediante agendamento prévio. Para agendar, o(a) aluno(a) deverá enviar um e-mail para posgraduacao.producao@eesc.usp.br com pelo menos 24 horas de antecedência. A apresentação da documentação será agendada pela secretaria do PPG-SEP-EESC/USP de segunda a sexta-feira, das 08h às 11h30 e das 13h30 às 16h00.

ATENÇÃO: Caso o(a) candidato(a) deixar de realizar qualquer uma das etapas de matrícula ou não apresentar a documentação exigida nas datas estabelecidas, a matrícula será cancelada, em atendimento ao inciso III, do Artigo 1º da  Resolução CoPGr nº 8524 de 14 de novembro de 2023 .

Clique aqui para saber quais documentos deverão ser enviados/apresentados para realização da matrícula.

Clique aqui para acessar o formulário de matrícula de alunos regulares.

 

Processo Seletivo – Disciplinas (Aluno Especial)

1- Inscrições
As inscrições para alunos(as) especiais são apenas ONLINE, mediante preenchimento do formulário de inscrição disponível em: https://ppgselecao.eesc.usp.br/ > Disciplinas.
Não serão aceitas inscrições enviadas por outro meio que não seja o formulário e/ou fora do prazo estabelecido. 

 

Período de inscrição: 13/12/2024 a 19/01/2025.

 

2-Número de disciplinas

O(A) candidato(a) poderá se inscrever em quantas disciplinas desejar por semestre. No entanto, a matrícula estará condicionada ao aceite do ministrante de cada disciplina e ao pagamento da respectiva taxa de inscrição, quando aplicável.

 

3-Processo de seleção

Os(as) docentes responsáveis pelas disciplinas analisarão os formulários de inscrição e os documentos enviados, respeitando a disponibilidade de vagas para alunos(as) especiais.

 

4-Resultado

A lista de candidatos(as) aceitos(as) será divulgada na página do Programa até o dia 31/01/2025.

 

5-Taxa de inscrição

Valor: R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) por disciplina.

Pagamento: Deverá ser realizado apenas pelos(as) candidatos(as) aceitos(as) (inscrição deferida), exclusivamente por meio de boleto gerado no sistema PPGSeleção (https://ppgselecao.eesc.usp.br/).

Instrução para pagamento: Após o deferimento da inscrição, a opção ‘Pagamento’ será habilitada no sistema. O(a) candidato(a) deverá gerar o boleto e encaminhar o comprovante de pagamento da taxa por meio do sistema.

5.1-Isenção de taxa de inscrição

O(A) candidato(a) poderá solicitar isenção da taxa de inscrição caso se enquadre em uma das categorias abaixo:

I – Autodeclarado(a) preto(a), pardo(a) ou indígena;

II – Funcionário(a) da USP;

III – Aluno(a) regularmente matriculado(a) em curso de graduação da USP;

IV – Aluno(a) regularmente matriculado(a) em curso (mestrado/doutorado) de outro Programa de Pós-Graduação oficialmente reconhecido.

Procedimento para solicitação de isenção:

No momento da inscrição, na aba “Pagamento”, o(a) candidato(a) deverá indicar que deseja solicitar isenção e anexar o documento comprobatório. O seguinte documento comprobatório deverá ser anexado no campo específico do formulário:

– Declaração racial (categoria “I”);

– Comprovante funcional ou acadêmico (categorias “II”, “III” e “IV”).

Os pedidos de isenção serão analisados pela Comissão Coordenadora do Programa.

Casos excepcionais poderão ser avaliados pela mesma Comissão.

 

6-Observação importante

O envio da documentação não garante a vaga (matrícula) na disciplina.

A matrícula estará condicionada ao aceite (seleção) do(a) ministrante de cada disciplina e ao pagamento da taxa de inscrição (quando aplicável, para os casos em que o(a) candidato(a) não for isento(a)).

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RESULTADO – CANDIDATOS(AS) ACEITOS(AS) – 1º SEMESTRE DE 2025

Divulgamos abaixo a relação de CANDIDATOS ACEITOS (INSCRIÇÕES DEFERIDAS) pelos ministrantes das disciplinas:

Candidato(a) Disciplina Situação da Inscrição Taxa de inscrição
Alan Bueno da Silva SEP5812 – Fundamentos do Gerenciamento Ágil de Projetos DEFERIDO Pendente
Albert Antonio Quispe Huillca SEP5841 – Simulação Computacional Aplicada à Gestão da Manufatura DEFERIDO Isento(a)
Albert Assis Carrara SEP5812 – Fundamentos do Gerenciamento Ágil de Projetos DEFERIDO Isento(a)
Bruna Rahd Mariano SEP5812 – Fundamentos do Gerenciamento Ágil de Projetos DEFERIDO Pendente
Clarisse dallaqua SEP5856 – Introdução à Pesquisa em Inovação e Economia Circular DEFERIDO Pendente
Daniela Gomes dos Santos SEP5812 – Fundamentos do Gerenciamento Ágil de Projetos DEFERIDO Isento(a)
Gustavo Galvão de Miranda Pinazza SEP5856 – Introdução à Pesquisa em Inovação e Economia Circular DEFERIDO Pendente
Gustavo Luiz Scatolini Vieira SEP5812 – Fundamentos do Gerenciamento Ágil de Projetos DEFERIDO Pendente
Henrique Silveira Miranda Prado  SEP5812 – Fundamentos do Gerenciamento Ágil de Projetos DEFERIDO Pendente
Hudson Bruno Brudealsen Machado  SEP5856 – Introdução à Pesquisa em Inovação e Economia Circular DEFERIDO Pendente
José Henrique de Azevedo Neto SEP5851 – Tópicos sobre a Mentalidade Enxuta DEFERIDO Pendente
Kaue Yago de Melo Ferreira SEP5812 – Fundamentos do Gerenciamento Ágil de Projetos DEFERIDO Pendente
Kyssia Luana da Silva Silva SEP5837 – Inovação e Sustentabilidade na Manufatura DEFERIDO Isento(a)
Kyssia Luana da Silva Silva SEP5856 – Introdução à Pesquisa em Inovação e Economia Circular DEFERIDO Isento(a)
Larissa Vendramini SEP5856 – Introdução à Pesquisa em Inovação e Economia Circular DEFERIDO Pendente
Leandro De Morais Bustamante SEP5836 – Técnicas de Suporte à Decisão Aplicadas à Gestão de Desempenho de Cadeias de Suprimento DEFERIDO Pendente
Lívia Pereira Araújo SEP5812 – Fundamentos do Gerenciamento Ágil de Projetos DEFERIDO Pendente
Luciana Mara Lopes Martins SEP5856 – Introdução à Pesquisa em Inovação e Economia Circular DEFERIDO Pendente
Marcos Roberto Fortulan SEP5856 – Introdução à Pesquisa em Inovação e Economia Circular DEFERIDO Isento(a)
Matheus Odebrecht Oliveira SEP5856 – Introdução à Pesquisa em Inovação e Economia Circular DEFERIDO Pendente
Priscila Mirapalhete Rodegheri SEP5851 – Tópicos sobre a Mentalidade Enxuta DEFERIDO Isento(a)
Ranielle Barbosa de Souza SEP5836 – Técnicas de Suporte à Decisão Aplicadas à Gestão de Desempenho de Cadeias de Suprimento DEFERIDO Pendente
Reginaldo da Siva Leme  SEP5812 – Fundamentos do Gerenciamento Ágil de Projetos DEFERIDO Isento(a)
Sávio Rocha Aleixo SEP5856 – Introdução à Pesquisa em Inovação e Economia Circular DEFERIDO Pendente
Suellen Minano Braga SEP5812 – Fundamentos do Gerenciamento Ágil de Projetos DEFERIDO Isento(a)
Vanessa Silva dos Santos SEP5812 – Fundamentos do Gerenciamento Ágil de Projetos DEFERIDO Isento(a)

ATENÇÃO: Os(as) candidatos(as) com “TAXA DE INSCRIÇÃO PENDENTE” devem acessar o sistema PPGSeleção para gerar o boleto. O pagamento deve ser realizado até o dia 07 de fevereiro para que a matrícula seja efetivada.

Candidatos que não efetuarem o pagamento dentro do prazo estabelecido não terão suas matrículas realizadas e, consequentemente, não poderão cursar as disciplinas.

O comprovante de pagamento deverá ser anexado no sistema PPGSeleção até o dia 09 de fevereiro de 2025.

⚠️ Não serão aceitos pagamentos por agendamento.

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INFORMAÇÕES SOBRE A MATRÍCULA

As matrículas serão realizadas nos dias 06 e 07/02/2025 .

A realização da matrícula estará condicionada ao aceite (seleção) do(a) ministrante(a) de cada disciplina e ao pagamento da taxa de inscrição (quando aplicável – para os casos em que o(a) candidato(a) não for isento(a) ).

ATENÇÃO:
Para que a MATRÍCULA seja realizada,  os candidatos não isentos da taxa de inscrição devem gerar o boleto na aba “Pagamento”, do sistema PPGSeleção – o mesmo utilizado para a realização da inscrição ( https://ppgselecao.eesc.usp.br/ ), realizar o pagamento do boleto até o dia 07 de fevereiro de 2025 para a efetivação da matrícula.

O comprovante de pagamento deve ser anexado no sistema PPGSeleção até 09 de fevereiro de 2025.

Pagamentos por agendamento não serão aceitos.

Não enviar o comprovante de pagamento (via sistema) resultará na não realização da matrícula.

Acesse o formulário de matrícula de alunos especiais PA104| Formulário matricula aluno especial

 

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