Edital vigente | Mestrado
Edital vigente | Doutorado – Fluxo Contínuo
Aluno Especial
Processo Seletivo – Mestrado
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPG-EP) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP), no uso de suas atribuições legais, torna público e estabelece as normas para o processo seletivo para preenchimento de vagas do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPG-EP), com ingresso previsto para o segundo semestre letivo de 2025.
INSCRIÇÕES: de 08/05/2025 a 01/06/2025
Acesse aqui o edital vigente | Mestrado – 2º semestre de 2025.
Candidatos com inscrições deferidas – Processo Seletivo – Mestrado – 2º semestre de 2025:
ORIENTAÇÕES SOBRE A REALIZAÇÃO DA MATRÍCULA
(apenas para candidatos(as) aprovados(as) no processo seletivo)
Em atendimento à RESOLUÇÃO CoPGr Nº 8524, DE 14 DE NOVEMBRO DE 2023, a matrícula será realizada em 2 etapas:
2ª etapa (presencial): quando a documentação original encaminhada na etapa anterior será entregue pelo(a) aluno(a), ou seu procurador, e conferida pela CCP/CPG, em prazo máximo de 90 dias, e quando será confirmada a matrícula do(a) aluno(a). Lembrando que neste momento o(a) aluno(a) estrangeiro(a) deverá atender ao disposto no artigo 39 do Regimento de Pós-Graduação (Res. CoPGr 7493, de 29/03/2018).
Obs.: A apresentação da documentação original deverá ser realizada mediante agendamento prévio. Para agendar, o(a) aluno(a) deverá enviar um e-mail para posgraduacao.producao@eesc.usp.br com pelo menos 24 horas de antecedência. A apresentação da documentação será agendada pela secretaria do PPG-SEP-EESC/USP de segunda a sexta-feira, das 08h às 11h30 e das 13h30 às 16h00.
ATENÇÃO: Caso o(a) candidato(a) deixar de realizar qualquer uma das etapas de matrícula ou não apresentar a documentação exigida nas datas estabelecidas, a matrícula será cancelada, em atendimento ao inciso III, do Artigo 1º da Resolução CoPGr nº 8524 de 14 de novembro de 2023 .
Clique aqui para saber quais documentos deverão ser enviados/apresentados para realização da matrícula.
Clique aqui para acessar o formulário de matrícula de alunos regulares.
Clique aqui para consultar a relação de disciplinas a serem oferecidas no PPG-SEP no 2º semestre 2025.
Processo Seletivo – Doutorado
As inscrições são realizadas em fluxo contínuo, exclusivamente online, via sistema eletrônico de inscrições, devendo ser preenchidos todos os campos constantes no sistema eletrônico. Informações no edital vigente.
Acesse aqui o edital vigente | Doutorado – Processo seletivo em Fluxo Contínuo .
Em atendimento à RESOLUÇÃO CoPGr Nº 8524, DE 14 DE NOVEMBRO DE 2023, a matrícula será realizada em 2 etapas:
2ª etapa (presencial): quando a documentação original encaminhada na etapa anterior será entregue pelo(a) aluno(a), ou seu procurador, e conferida pela CCP/CPG, em prazo máximo de 90 dias, e quando será confirmada a matrícula do(a) aluno(a). Lembrando que neste momento o(a) aluno(a) estrangeiro(a) deverá atender ao disposto no artigo 39 do Regimento de Pós-Graduação (Res. CoPGr 7493, de 29/03/2018).
Obs.: A apresentação da documentação original deverá ser realizada mediante agendamento prévio. Para agendar, o(a) aluno(a) deverá enviar um e-mail para posgraduacao.producao@eesc.usp.br com pelo menos 24 horas de antecedência. A apresentação da documentação será agendada pela secretaria do PPG-SEP-EESC/USP de segunda a sexta-feira, das 08h às 11h30 e das 13h30 às 16h00.
ATENÇÃO: Caso o(a) candidato(a) deixar de realizar qualquer uma das etapas de matrícula ou não apresentar a documentação exigida nas datas estabelecidas, a matrícula será cancelada, em atendimento ao inciso III, do Artigo 1º da Resolução CoPGr nº 8524 de 14 de novembro de 2023 .
Clique aqui para saber quais documentos deverão ser enviados/apresentados para realização da matrícula.
Clique aqui para acessar o formulário de matrícula de alunos regulares.
Processo Seletivo – Disciplinas (Aluno Especial)
Período de inscrição: 13/12/2024 a 19/01/2025.
2-Número de disciplinas
O(A) candidato(a) poderá se inscrever em quantas disciplinas desejar por semestre. No entanto, a matrícula estará condicionada ao aceite do ministrante de cada disciplina e ao pagamento da respectiva taxa de inscrição, quando aplicável.
3-Processo de seleção
Os(as) docentes responsáveis pelas disciplinas analisarão os formulários de inscrição e os documentos enviados, respeitando a disponibilidade de vagas para alunos(as) especiais.
4-Resultado
A lista de candidatos(as) aceitos(as) será divulgada na página do Programa até o dia 31/01/2025.
5-Taxa de inscrição
Valor: R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) por disciplina.
Pagamento: Deverá ser realizado apenas pelos(as) candidatos(as) aceitos(as) (inscrição deferida), exclusivamente por meio de boleto gerado no sistema PPGSeleção (https://ppgselecao.eesc.usp.br/).
Instrução para pagamento: Após o deferimento da inscrição, a opção ‘Pagamento’ será habilitada no sistema. O(a) candidato(a) deverá gerar o boleto e encaminhar o comprovante de pagamento da taxa por meio do sistema.
5.1-Isenção de taxa de inscrição
O(A) candidato(a) poderá solicitar isenção da taxa de inscrição caso se enquadre em uma das categorias abaixo:
I – Autodeclarado(a) preto(a), pardo(a) ou indígena;
II – Funcionário(a) da USP;
III – Aluno(a) regularmente matriculado(a) em curso de graduação da USP;
IV – Aluno(a) regularmente matriculado(a) em curso (mestrado/doutorado) de outro Programa de Pós-Graduação oficialmente reconhecido.
Procedimento para solicitação de isenção:
No momento da inscrição, na aba “Pagamento”, o(a) candidato(a) deverá indicar que deseja solicitar isenção e anexar o documento comprobatório. O seguinte documento comprobatório deverá ser anexado no campo específico do formulário:
– Declaração racial (categoria “I”);
– Comprovante funcional ou acadêmico (categorias “II”, “III” e “IV”).
Os pedidos de isenção serão analisados pela Comissão Coordenadora do Programa.
Casos excepcionais poderão ser avaliados pela mesma Comissão.
6-Observação importante
O envio da documentação não garante a vaga (matrícula) na disciplina.
A matrícula estará condicionada ao aceite (seleção) do(a) ministrante de cada disciplina e ao pagamento da taxa de inscrição (quando aplicável, para os casos em que o(a) candidato(a) não for isento(a)).
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RESULTADO – CANDIDATOS(AS) ACEITOS(AS) – 1º SEMESTRE DE 2025
Divulgamos abaixo a relação de CANDIDATOS ACEITOS (INSCRIÇÕES DEFERIDAS) pelos ministrantes das disciplinas:
Candidato(a) | Disciplina | Situação da Inscrição | Taxa de inscrição |
Alan Bueno da Silva | SEP5812 – Fundamentos do Gerenciamento Ágil de Projetos | DEFERIDO | Pendente |
Albert Antonio Quispe Huillca | SEP5841 – Simulação Computacional Aplicada à Gestão da Manufatura | DEFERIDO | Isento(a) |
Albert Assis Carrara | SEP5812 – Fundamentos do Gerenciamento Ágil de Projetos | DEFERIDO | Isento(a) |
Bruna Rahd Mariano | SEP5812 – Fundamentos do Gerenciamento Ágil de Projetos | DEFERIDO | Pendente |
Clarisse dallaqua | SEP5856 – Introdução à Pesquisa em Inovação e Economia Circular | DEFERIDO | Pendente |
Daniela Gomes dos Santos | SEP5812 – Fundamentos do Gerenciamento Ágil de Projetos | DEFERIDO | Isento(a) |
Gustavo Galvão de Miranda Pinazza | SEP5856 – Introdução à Pesquisa em Inovação e Economia Circular | DEFERIDO | Pendente |
Gustavo Luiz Scatolini Vieira | SEP5812 – Fundamentos do Gerenciamento Ágil de Projetos | DEFERIDO | Pendente |
Henrique Silveira Miranda Prado | SEP5812 – Fundamentos do Gerenciamento Ágil de Projetos | DEFERIDO | Pendente |
Hudson Bruno Brudealsen Machado | SEP5856 – Introdução à Pesquisa em Inovação e Economia Circular | DEFERIDO | Pendente |
José Henrique de Azevedo Neto | SEP5851 – Tópicos sobre a Mentalidade Enxuta | DEFERIDO | Pendente |
Kaue Yago de Melo Ferreira | SEP5812 – Fundamentos do Gerenciamento Ágil de Projetos | DEFERIDO | Pendente |
Kyssia Luana da Silva Silva | SEP5837 – Inovação e Sustentabilidade na Manufatura | DEFERIDO | Isento(a) |
Kyssia Luana da Silva Silva | SEP5856 – Introdução à Pesquisa em Inovação e Economia Circular | DEFERIDO | Isento(a) |
Larissa Vendramini | SEP5856 – Introdução à Pesquisa em Inovação e Economia Circular | DEFERIDO | Pendente |
Leandro De Morais Bustamante | SEP5836 – Técnicas de Suporte à Decisão Aplicadas à Gestão de Desempenho de Cadeias de Suprimento | DEFERIDO | Pendente |
Lívia Pereira Araújo | SEP5812 – Fundamentos do Gerenciamento Ágil de Projetos | DEFERIDO | Pendente |
Luciana Mara Lopes Martins | SEP5856 – Introdução à Pesquisa em Inovação e Economia Circular | DEFERIDO | Pendente |
Marcos Roberto Fortulan | SEP5856 – Introdução à Pesquisa em Inovação e Economia Circular | DEFERIDO | Isento(a) |
Matheus Odebrecht Oliveira | SEP5856 – Introdução à Pesquisa em Inovação e Economia Circular | DEFERIDO | Pendente |
Priscila Mirapalhete Rodegheri | SEP5851 – Tópicos sobre a Mentalidade Enxuta | DEFERIDO | Isento(a) |
Ranielle Barbosa de Souza | SEP5836 – Técnicas de Suporte à Decisão Aplicadas à Gestão de Desempenho de Cadeias de Suprimento | DEFERIDO | Pendente |
Reginaldo da Siva Leme | SEP5812 – Fundamentos do Gerenciamento Ágil de Projetos | DEFERIDO | Isento(a) |
Sávio Rocha Aleixo | SEP5856 – Introdução à Pesquisa em Inovação e Economia Circular | DEFERIDO | Pendente |
Suellen Minano Braga | SEP5812 – Fundamentos do Gerenciamento Ágil de Projetos | DEFERIDO | Isento(a) |
Vanessa Silva dos Santos | SEP5812 – Fundamentos do Gerenciamento Ágil de Projetos | DEFERIDO | Isento(a) |
ATENÇÃO: Os(as) candidatos(as) com “TAXA DE INSCRIÇÃO PENDENTE” devem acessar o sistema PPGSeleção para gerar o boleto. O pagamento deve ser realizado até o dia 07 de fevereiro para que a matrícula seja efetivada.
Candidatos que não efetuarem o pagamento dentro do prazo estabelecido não terão suas matrículas realizadas e, consequentemente, não poderão cursar as disciplinas.
O comprovante de pagamento deverá ser anexado no sistema PPGSeleção até o dia 09 de fevereiro de 2025.
⚠️ Não serão aceitos pagamentos por agendamento.
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INFORMAÇÕES SOBRE A MATRÍCULA
As matrículas serão realizadas nos dias 06 e 07/02/2025 .
A realização da matrícula estará condicionada ao aceite (seleção) do(a) ministrante(a) de cada disciplina e ao pagamento da taxa de inscrição (quando aplicável – para os casos em que o(a) candidato(a) não for isento(a) ).
ATENÇÃO:
Para que a MATRÍCULA seja realizada, os candidatos não isentos da taxa de inscrição devem gerar o boleto na aba “Pagamento”, do sistema PPGSeleção – o mesmo utilizado para a realização da inscrição ( https://ppgselecao.eesc.usp.br/ ), realizar o pagamento do boleto até o dia 07 de fevereiro de 2025 para a efetivação da matrícula.
O comprovante de pagamento deve ser anexado no sistema PPGSeleção até 09 de fevereiro de 2025.
Pagamentos por agendamento não serão aceitos.
Não enviar o comprovante de pagamento (via sistema) resultará na não realização da matrícula.
Acesse o formulário de matrícula de alunos especiais PA104| Formulário matricula aluno especial