Edital vigente | Mestrado

Edital vigente | Doutorado – Fluxo Contínuo

Aluno Especial

 Aluno Especial

Processo Seletivo – Mestrado

 

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPG-EP) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP), no uso de suas atribuições legais, torna público e estabelece as normas para o processo seletivo para preenchimento de vagas do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPG-EP), com ingresso previsto para o primeiro semestre letivo de 2026.

INSCRIÇÕES: de 13/10/2025 a 15/11/2025

Acesse aqui o edital vigente | Mestrado – 1º semestre de 2026.

Conforme descrito no item 7.6 do edital, os candidatos interessados em concorrer à bolsa devem, obrigatoriamente, realizar a inscrição no Edital Interno do Processo para Classificação e Distribuição de Bolsas para Mestrado – CCP-SEP – 1º semestre de 2026. A inscrição no edital interno de bolsas deverá ser realizada no mesmo período das inscrições do processo seletivo de Mestrado. A quantidade de bolsas ofertadas dependerá das cotas disponibilizadas ao Programa pelas agências federais de fomento (CAPES e CNPq).


 

Candidatos com inscrições deferidas – Processo Seletivo – Mestrado – 1º semestre de 2026:

Listamos abaixo os nomes dos(as0 candidatos(as) ao processo seletivo de Mestrado deste Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (EESC/USP) – 1º semestre de 2026 – que tiveram suas inscrições deferidas e que poderão participar da prova escrita:

 

EM BREVE

 

 

 

 

Conforme consta em edital, O processo seletivo possui duas fases:

Primeira fase: A primeira fase é eliminatória e será constituída de prova escrita sobre assuntos específicos das linhas de pesquisa descritas neste edital (bibliografia sugerida no Apêndice I). A forma como a prova será aplicada será divulgada na página da Internet do Programa (https://posproducao.eesc.usp.br/). Candidatos com nota igual ou superior a 50% (cinquenta por cento) da nota máxima da prova escrita poderão participar da segunda fase do processo seletivo.

Segunda fase: A segunda fase é eliminatória e classificatória, composta pela análise do currículo, considerando a quantidade e o fator de impacto das publicações dos candidatos, a eventual participação prévia em programas de Iniciação Científica com bolsa, a proposta de pesquisa e a disponibilidade para realização do Mestrado. Os critérios de avaliação estão detalhados na tabela disponível no edital. Nessa fase, também será realizada uma arguição sobre a proposta de pesquisa, durante a qual o candidato deverá apresentar seu projeto em até 5 minutos. Poderão ser aceitos no Programa, mediante disponibilidade de orientador e vaga, os candidatos que obtiverem, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) da nota máxima nessa fase do processo seletivo.


O exame escrito (primeira fase) será realizado remotamente, via internet, no dia 08 de dezembro de 2025, das 9h às 12h (horário oficial de Brasília).
As instruções para a realização do exame serão divulgadas com antecedência mínima de 48 horas à realização.

A arguição dos candidatos (segunda fase) será realizada remotamente, via internet, no mesmo dia da prova escrita, 08 de dezembro de 2025, no período da tarde. O candidato deverá realizar uma apresentação de até 5 minutos de seu projeto de pesquisa. O link de acesso, o dia e o horário da arguição de cada candidato serão divulgados com antecedência mínima de 48 horas à realização da arguição.

Será de responsabilidade do candidato providenciar os equipamentos necessários para ambas as fases.

O resultado final será divulgado até o dia 12 de janeiro de 2026, na página da Internet do Programa: https://posproducao.eesc.usp.br/ .

 

 


Resultado final do processo seletivo de Mestrado – 1º semestre de 2026

 

EM BREVE

 

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ORIENTAÇÕES SOBRE A REALIZAÇÃO DA MATRÍCULA
(apenas para os(as) candidatos(as) aprovados(as) no processo seletivo)


Em atendimento à  RESOLUÇÃO CoPGr Nº 8524, DE 14 DE NOVEMBRO DE 2023, a matrícula será realizada em 2 etapas:

1 ª etapa (virtual): enviar a documentação de matrícula para o e-mail do PPG ( posgraduacao.producao@eesc.usp.br ) com o seguinte assunto: “Documentação para matrícula: – Mestrado – 1º/2026”, no período de xx/xx/202x a xx/xx/202x; e
 

2ª etapa (presencial): quando a documentação original encaminhada na etapa anterior será entregue pelo(a) aluno(a), ou seu procurador, e conferida pela CCP/CPG, em prazo máximo de 90 dias, e quando será confirmada a matrícula do(a) aluno(a). Lembrando que neste momento o(a) aluno(a) estrangeiro(a) deverá atender ao disposto no artigo 39 do Regimento de Pós-Graduação (Res. CoPGr 7493, de 29/03/2018).

Obs.: A apresentação da documentação original deverá ser realizada mediante agendamento prévio. Para agendar, o(a) aluno(a) deverá enviar um e-mail para posgraduacao.producao@eesc.usp.br com pelo menos 24 horas de antecedência. A apresentação da documentação será agendada pela secretaria do PPG-SEP-EESC/USP de segunda a sexta-feira, das 08h às 11h30 e das 13h30 às 16h00.

ATENÇÃO: Caso o(a) candidato(a) deixar de realizar qualquer uma das etapas de matrícula ou não apresentar a documentação exigida nas datas estabelecidas, a matrícula será cancelada, em atendimento ao inciso III, do Artigo 1º da  Resolução CoPGr nº 8524 de 14 de novembro de 2023 .

Clique aqui para saber quais documentos deverão ser enviados/apresentados para realização da matrícula.

Clique aqui para acessar o formulário de matrícula de alunos regulares.

Clique aqui para consultar a relação de disciplinas a serem oferecidas no PPG-SEP no 1º semestre 2026. (EM BREVE)

 

 

 

Processo Seletivo – Doutorado

As inscrições são realizadas em fluxo contínuo, exclusivamente online, via sistema eletrônico de inscrições, devendo ser preenchidos todos os campos constantes no sistema eletrônico. Informações no edital vigente.

Acesse aqui o edital vigente | Doutorado – Processo seletivo em Fluxo Contínuo .

 

Em atendimento à  RESOLUÇÃO CoPGr Nº 8524, DE 14 DE NOVEMBRO DE 2023, a matrícula será realizada em 2 etapas:

1 ª etapa (virtual): enviar a documentação de matrícula para o e-mail do PPG ( posgraduacao.producao@eesc.usp.br ) com o seguinte assunto: “Documentação para matrícula: – Doutorado – fluxo contínuo; e
 

2ª etapa (presencial): quando a documentação original encaminhada na etapa anterior será entregue pelo(a) aluno(a), ou seu procurador, e conferida pela CCP/CPG, em prazo máximo de 90 dias, e quando será confirmada a matrícula do(a) aluno(a). Lembrando que neste momento o(a) aluno(a) estrangeiro(a) deverá atender ao disposto no artigo 39 do Regimento de Pós-Graduação (Res. CoPGr 7493, de 29/03/2018).

Obs.: A apresentação da documentação original deverá ser realizada mediante agendamento prévio. Para agendar, o(a) aluno(a) deverá enviar um e-mail para posgraduacao.producao@eesc.usp.br com pelo menos 24 horas de antecedência. A apresentação da documentação será agendada pela secretaria do PPG-SEP-EESC/USP de segunda a sexta-feira, das 08h às 11h30 e das 13h30 às 16h00.

ATENÇÃO: Caso o(a) candidato(a) deixar de realizar qualquer uma das etapas de matrícula ou não apresentar a documentação exigida nas datas estabelecidas, a matrícula será cancelada, em atendimento ao inciso III, do Artigo 1º da  Resolução CoPGr nº 8524 de 14 de novembro de 2023 .

Clique aqui para saber quais documentos deverão ser enviados/apresentados para realização da matrícula.

Clique aqui para acessar o formulário de matrícula de alunos regulares.

 

Processo Seletivo – Disciplinas (Aluno Especial)

ORIENTAÇÕES

 

1.   Inscrições

As inscrições para alunos(as) especiais serão realizadas exclusivamente online, por meio do formulário disponível em: https://ppgselecao.eesc.usp.br/  > Disciplinas.

Período de inscrição: de 01/07/2025 a 16/07/2025.

Não serão aceitas inscrições enviadas por outro meio ou fora do prazo estabelecido.

 

2.   Número de disciplinas

O(A) candidato(a) poderá se inscrever em quantas disciplinas desejar por semestre. No entanto, a matrícula estará condicionada ao aceite do(a) docente responsável de cada disciplina e ao pagamento da respectiva taxa de inscrição, quando aplicável.

 

3.   Processo de seleção

Os(as) docentes responsáveis pelas disciplinas analisarão os formulários de inscrição e os documentos enviados, respeitando a disponibilidade de vagas para alunos(as) especiais.

 

4.   Resultado

A lista de candidatos(as) aceitos(as) será divulgada na página do Programa até o dia 23/07/2025.

 

5.   Taxa de inscrição

Valor: R$ 259,14 (duzentos e cinquenta e nove reais e quatorze centavos) por disciplina.

Pagamento: deverá ser realizado apenas pelos(as) candidatos(as) aceitos(as), exclusivamente por meio de boleto gerado no sistema PPGSeleção ( https://ppgselecao.eesc.usp.br/ ).

Instruções para pagamento: a opção “Pagamento” será habilitada no sistema PPGSeleção ( https://ppgselecao.eesc.usp.br/ ), após o deferimento da inscrição, previsto até 23/07/2025. O(a) candidato(a) deverá gerar o boleto e anexar o comprovante de pagamento diretamente no sistema, obrigatoriamente dentro do período de matrícula, de 24/07/2025 a 29/07/2025.

 

5.1 Isenção de taxa de inscrição

O(A) candidato(a) poderá solicitar isenção da taxa de inscrição caso se enquadre em uma das categorias abaixo:

I – Autodeclarado(a) preto(a), pardo(a) ou indígena;

II – Funcionário(a) da USP;

III – Aluno(a) regularmente matriculado(a) em curso de graduação da USP;

IV – Aluno(a) regularmente matriculado(a) em curso de mestrado ou doutorado de outro Programa de Pós-Graduação oficialmente reconhecido.

Importante: Cada candidato(a) poderá obter, no máximo, duas isenções por ano, nos processos seletivos de aluno(a) especial deste Programa.

Procedimento para pedido de isenção: No momento da inscrição, na aba “Pagamento”, o(a) candidato(a) deverá indicar que deseja solicitar isenção e anexar o documento comprobatório no campo correspondente:

– Declaração racial (categoria I);

– Comprovante funcional ou acadêmico (categorias II, III e IV).

Os pedidos de isenção serão analisados pela Comissão Coordenadora do Programa (CCP). Casos excepcionais poderão ser avaliados pela mesma Comissão.

 

  1. Observação importante

O envio da documentação não garante a vaga (matrícula) na disciplina.

A matrícula estará condicionada ao aceite (seleção) do(a) docente responsável de cada disciplina e ao pagamento da taxa de inscrição (quando aplicável, para os casos em que o(a) candidato(a) não for isento(a)).

 

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RESULTADO – CANDIDATOS(AS) ACEITOS(AS) – 2º SEMESTRE DE 2025

Divulgamos abaixo a relação de CANDIDATOS ACEITOS (INSCRIÇÕES DEFERIDAS) pelos ministrante da disciplina SEP5843 – “Tópicos Avançados em Servitização” :

Candidato(a)/Aluno(a) especial Isenção da taxa de inscrição?
Ana Maria Teixeira Batista Não
Anna Júlia Sigrist Sim
Charles Siqueira Xavier Não
Gustavo Santos Junqueira Não
Eduardo Vaz da Costa Junior Não
Felipe Bartholo Favilla Não
Rafael Henrique Faia Pinto Não

 

Divulgamos abaixo a relação de CANDIDATOS ACEITOS (INSCRIÇÕES DEFERIDAS) pelos ministrantes das disciplinas:

 

Candidato-Aluno Especial Disciplina Isenção de taxa de inscrição?
Antonio Marcos Dercore Benevenuto SEP5700 – Técnicas de Sequenciamento e Programação de Operações em Máquinas não
Rafael Henrique Faia Pinto SEP5700 – Técnicas de Sequenciamento e Programação de Operações em Máquinas não
    Sim
Amanda Marquardt Siqueira SEP5835 – Gestão da Mudança Sim
Ana Paula da Silva SEP5835 – Gestão da Mudança não
Anya Gomes Claudino Sales SEP5835 – Gestão da Mudança Sim
Francisco Flávio Gomes SEP5835 – Gestão da Mudança não
Helena Marconcini Bittar SEP5835 – Gestão da Mudança não
Kelly Tamie Yoshino SEP5835 – Gestão da Mudança não
LAIS Malvezzi Garcia SEP5835 – Gestão da Mudança não
Leandro Augusto Silva SEP5835 – Gestão da Mudança não
Lusianny Pereira Herzog SEP5835 – Gestão da Mudança não
Marcilene Cristina Magaton SEP5835 – Gestão da Mudança Sim
Marcos Eduardo Braz SEP5835 – Gestão da Mudança não
Priscila Grison SEP5835 – Gestão da Mudança não
Rafaela Cristina de Camargo SEP5835 – Gestão da Mudança não
Renato Macedo Zeferino Filho SEP5835 – Gestão da Mudança Sim
Rogério de Lima Pinheiro SEP5835 – Gestão da Mudança não
Samuel Calvano Pereira SEP5835 – Gestão da Mudança não
Sinuê Renofio Brondi SEP5835 – Gestão da Mudança não
    não
Anna Júlia Sigrist SEP5837 – Inovação e Sustentabilidade na Manufatura Sim
    não
Sávio Rocha Aleixo SEP5853 – Tópicos Avançados sobre Agilidade e Métodos Ágeis em Inovação e Gestão do Desenvolvimento de Produtos não
    não
Antonio Bellan Neto SEP5859 – Introdução ao Aprendizado de Máquina na Gestão de Operações não
     
Carlos Henrique Lopes Resende SEP5859 – Introdução ao Aprendizado de Máquina na Gestão de Operações não
  SEP5860 – Design Science Research: Estratégia de Pesquisa, Metodologias e Métodos não
     
Gabriel Villela da Costa SEP5859 – Introdução ao Aprendizado de Máquina na Gestão de Operações não
Leticia Caroline da Silva David SEP5859 – Introdução ao Aprendizado de Máquina na Gestão de Operações Sim
Rafael Henrique Tiossi SEP5859 – Introdução ao Aprendizado de Máquina na Gestão de Operações não
Thiago Buosi SEP5859 – Introdução ao Aprendizado de Máquina na Gestão de Operações não
    não
Lucas Portilho Camargos Gomes SEP5860 – Design Science Research: Estratégia de Pesquisa, Metodologias e Métodos Sim

 

INFORMAÇÕES SOBRE A MATRÍCULA

 

 

As matrículas serão realizadas no período de 24 a 29/07/2025 , desde que toda a documentação exigida esteja correta e o pagamento da taxa de inscrição tenha sido devidamente realizado (quando aplicável).

ATENÇÃO: Os(as) candidatos(as) que não obtiveram isenção da taxa de inscrição e que constam com “TAXA DE INSCRIÇÃO PENDENTE” devem acessar o sistema PPGSeleção (https://ppgselecao.eesc.usp.br/), gerar o boleto na aba “Pagamento” e realizar o pagamento até o dia 29 de julho de 2025. A matrícula somente será efetivada após o pagamento da taxa de inscrição.

Candidatos que não efetuarem o pagamento dentro do prazo estabelecido não terão suas matrículas realizadas e, consequentemente, não poderão cursar as disciplinas.

O comprovante de pagamento deverá ser anexado no sistema PPGSeleção até o dia 29 de julho de 2025.

⚠️ Não serão aceitos pagamentos por agendamento.

 

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A realização da matrícula estará condicionada ao aceite (seleção) do(a) ministrante(a) de cada disciplina e ao pagamento da taxa de inscrição (quando aplicável – para os casos em que o(a) candidato(a) não for isento(a) ).

ATENÇÃO:
Para que a MATRÍCULA seja realizada,  os candidatos não isentos da taxa de inscrição devem gerar o boleto na aba “Pagamento”, do sistema PPGSeleção – o mesmo utilizado para a realização da inscrição ( https://ppgselecao.eesc.usp.br/ ), realizar o pagamento do boleto até o dia 07 de fevereiro de 2025 para a efetivação da matrícula.

O comprovante de pagamento deve ser anexado no sistema PPGSeleção até xx de xxxxxxxxxx de 2025.

Pagamentos por agendamento não serão aceitos.

Não enviar o comprovante de pagamento (via sistema) resultará na não realização da matrícula.

Acesse o formulário de matrícula de alunos especiais PA104| Formulário matricula aluno especial

 

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